Vamos de Bike

Período de realização: 05/2017 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: A prática foi realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga (SP), em uma área de 2.269 ha, e toda a comunidade interna (2.400 pessoas) foi envolvida, desde docentes a discentes e servidores técnico-administrativos.

Principais atividades desenvolvidas: O projeto teve como foco a implantação de um sistema para empréstimo de bicicletas dentro do campus da USP de Pirassununga. Desde a implantação do sistema, 500 usuários já foram ativados e 7.000 empréstimos foram realizados. Durante a semana o sistema tem sido mais usado, com tempo estimado de empréstimo de 1 a 2 horas, das 8h às 21h. O pico do horário de uso está entre 18h e 19h. Os finais de semanas são responsáveis por 21% dos empréstimos. Além disso, não houve a necessidade de substituição de bicicletas por avarias, sendo necessárias apenas reposições de peças por desgaste natural, como retrovisores e pneus.

Recursos necessários:
Financeiros:
• Estação de compartilhamento, com 30 bicicletas, e sistema eletrônico para gerenciamento on-line dos empréstimos (incluindo equipamentos e infraestrutura de alvenaria): R$ 142.000,00
• A manutenção das bicicletas é realizada com periodicidade semanal, por vistoria da equipe responsável, além de feedback dos usuários por sistema eletrônico de gerenciamento.

Contato: Universidade de São Paulo – campus Fernando Costa | Pirassununga (SP)
Tamara Maria Gomes | Assessora Técnica da Superintendência de Gestão Ambiental da USP
tamaragomes@usp.br | (19) 3565-6709

Accessibility