MMA e Green Eletron firmam parceria para a coleta de resíduos eletroeletrônicos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) firmou parceria com a Green Eletron, em setembro de 2019, para a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de eletroeletrônicos, pilhas e baterias nas dependências do MMA.

A Green Eletron é uma empresa fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, no ano de 2016, sem fins lucrativos e que tem por objetivo principal a implementação e coordenação de um sistema de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias de forma coletiva, para fornecer ao consumidor a possibilidade de descartar, de forma adequada, seus eletroeletrônicos que estão em desuso.

É importante ressaltar que a Logística Reversa está prevista na Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e é uma obrigação legal onde fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes necessitam instalar coletores (PEVs) em locais onde pessoas físicas possam levar seu eletrônicos, pilhas e baterias em desuso para descarte da forma adequada. O intuito seria o de reaproveitá-los em seu próprio ciclo, em outros ciclos produtivos ou em outra destinação final ambientalmente adequada.

A A3P é a responsável no âmbito do MMA pela gestão dos resíduos gerados no edifício sede do órgão. Os pontos de coleta de resíduos no hall de entrada do MMA são de relevância para toda a sociedade e servem de exemplo para as demais instituições públicas. É um compromisso do MMA com a devida implantação da PNRS e da Coleta Seletiva Solidária. É importante destacar que estes materiais são monitorados pela A3P desde a entrega deles nos pontos de coleta até sua destinação ambientalmente adequada pelas instituições parceiras.

Accessibility