Governo sem papel – Minas Gerais

Período de realização: 05/2013 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: O público-alvo do projeto são os servidores de Minas Gerais e a abrangência da iniciativa é estadual.

Principais atividades desenvolvidas:
• Em conjunto com diversos servidores a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), por meio de uma resolução, publicou, em 30 de maio de 2013, a política do Governo Sem Papel. A resolução institucionaliza o objetivo do “Governo Sem Papel”, define conceitos para fins de interpretação, informa os objetivos e fornece as diretrizes da iniciativa;
• As principais ações do programa foram: implantação de assinatura eletrônica nos processos de execução orçamentária e financeira, atos de aposentadoria e portal de compras; elaboração de manual eletrônico, disponível no site do Programa Estruturador Descomplicar; realização de uma pesquisa nas secretarias estaduais para entender a dinâmica e o tempo gasto com assinatura de documentos em papel; implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED), para tramitação de documentos em formato digital; simplificação do processo de cadastro, vinculação e desapropriação de imóveis com implantação do Portal Imóveis, que permite trâmites digitais; implantação da geração e tramitação de memorandos por meio eletrônico via SIGED; trabalho de impressão consciente entre os servidores.

Contato:  Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG) | Belo Horizonte (MG)
Milla Fernandes Ribeiro Tangari – Gestora do Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM)
milla.fernandes@planejamento.mg.gov.br | 31 3915-0748

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

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