Biciclotrem

Período de realização: 02/2017 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: Os públicos-alvo são as escolas e os moradores de Cataguases (MG).

Principais atividades desenvolvidas:
• O biciclotrem é um veículo férreo de propulsão humana, similar ao troller, que é utilizado desde os primórdios das ferrovias para diversas atividades como construção, manutenção e fiscalização da malha.
• O equipamento é construído de longarinas de metalon e 4 cubos de freio a tambor de veículos nacionais adaptados como rodantes, além de duas bicicletas responsáveis pela propulsão e frenagem.
• Desenvolvido de forma colaborativa com a comunidade, o biciclotrem atende a critérios de segurança, sustentabilidade e inclusão social. Além da acessibilidade, o biciclotrem utiliza sinalização visual e sonora e é construído com material acessível, como bicicletas, tábuas e sucatas de veículos automotivos.
• A construção do biciclotrem possibilitou a realização de intervenções urbanas sobre a necessidade de preservação da malha férrea da cidade, além de ir de encontro à Lei  3.056/09, que além de propor medidas de preservação, enquadra todo patrimônio material e imaterial agregado às ferrovias como bem cultural do estado de Minas Gerais.
• Cada intervenção acontece da seguinte maneira: Antes do embarque os participantes recebem instruções sobre como se comportar e sobre o histórico de criação da Estrada de Ferro Leopoldina. São transmitidos também dados geográficos, culturais, ambientais e sobre as Unidades de Conservação inseridas em nosso município, em especial a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Neblina, que possui 3 estações ferroviárias, onde apenas uma, localizada em Sinimbu, mantêm conectividade com a malha ferroviária. Os passeios ocorrem em toda malha ferroviária de Cataguases, percorrendo as margens do rio Pomba, porém as atividades estão concentradas na periferia.

Recursos necessários:
Financeiros:
• Construção do equipamento: R$2.833,00
• Mão de obra do educador responsável pela execução do projeto político pedagógico: R$2.298,80 / mensais.

Materiais: 4 cubos de gol ou monza com a medida de 200 mm; Material para longarina e eixo do carril: Uma barra de metalon 50 X 50 #14; Material para assento, encosto e barra de fixação das bicicletas: Duas barras de metalon 30 X 50 #14; 9 Tábuas de construção 500 X 220 X 20; Material para fixação das madeiras de encostos, assentos e fixação das bicicletas: 28 parafuso cabeça francesa 1/4 x 2 1/2 com porca e arruela; Duas bicicletas; Solda mig/mag; Chave Allen; Chave de fenda; Chave de boca fixa; Esmalte sintético anti ferrugem; Tinta; Buzina; Lanterna; Faixas reflexivas.

Contato: Pacto Ambiental | Cataguases (MG)
pactoambientalong@gmail.com | (32) 98403-5564

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

Accessibility