6ª Edição – 2011

o 3o Prêmio Melhores Práticas da A3P visou reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática de A3P. O 6o Fórum Governamental de Gestão Ambiental Pública teve por objetivo promover o intercâmbio de informações e debater sobre Contratações Públicas: licitações e construções sustentáveis. As compras governamentais movimentam cerca de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e mobilizam setores importantes da economia.

O impacto econômico das contratações pelo governo impõe aos gestores o desafio de induzir o mercado a buscar mudanças em seu processo de produção de forma a atender às necessidades de preservação ambiental e desenvolvimento social. De acordo com a A3P, as contratações sustentáveis fomentam atitudes de responsabilidade socioambientais, de modo que o uso dos recursos materiais seja o mais eficiente possível, integrando os aspectos ambientais em todos os estágios do processo de compra, evitando desperdícios e identificando produtos sustentáveis sem desconsiderar aspectos de especificações técnicas e de preço.
 
Dentre as contratações, o setor da construção civil representa uma área relevante, pois produz grande volume de resíduos e utiliza grande parcela de investimentos. O 6o Fórum da A3P debateu a realização de obras pelo Serviço Público com a inserção de critérios de sustentabilidade.
 

 

Programação do evento

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

CARREGAR TODOS

Accessibility